Rua Direita
Sexta-feira, 6 de Maio de 2011
José Meireles Graça

Ontem, na Quadratura, Pacheco Ókintelektualkeusou Pereira saiu-se com uma boa. Já lá vou, mas antes deixem-me falar de Pacheco: o Homem tem quatro ódios de estimação na vida, a saber Paulo Portas, o CDS, qualquer líder do PSD que não tenha escolhido e Sócrates. Acompanho-o em 25%, já é muito. Mas de vez em quando, no meio do esforço de construir teorias integradoras que lhe permitam entender a realidade, vislumbra farrapos de verdade. E ontem lembrou que a entrevista que os funcionários do triunvirato concederam a uns meios de comunicação ávidos de sound-bytes é em si mais um prego, e bem grosso, no caixão da nossa auto-estima: Não é a assinatura destes peritos que vai obrigar as entidades que lhes pagam o salário; e o diktat de um Programa de Governo, mesmo que inevitável porque nos pusemos a jeito, merecia outra dignidade e outros intérpretes do que uma mera conferência de imprensa. Quando pessoas como eu, que não têm, nem consciente nem inconscientemente, o respeito atávico que os Portugueses votam ao que vem de fora, deixam de se aperceber do detalhe que Pacheco chama à colação, bem, isso é um sintoma da doença que, de deslize em deslize, tem vindo a minar o nosso inconsciente colectivo. E, também por isso, convinha que a terapêutica que o doente tem seguido fosse substituída por outra; e, no embrulho, que os médicos que a prescreveram fossem despedidos. Assim os meus concidadãos o entendam.

Publicado Por José Meireles Graça em 6/5/11
Link do Post | Comentar
6 comentários:
De Zélia Pinheiro a 6 de Maio de 2011 às 21:56
Concordo. É claro que merecia. Gostava de ter visto uma comunicação conjunta entre o o Governo e a troika, por exemplo. Era o mínimo. Ou mesmo com a presença do PSD e do CDS também. Mas estamos tão longe disso....
Triste é ver como, ainda assim, foi tão melhor a conferencia de imprensa da troika do que a de Sócrates, em todos os aspectos.


De José Meireles Graça a 7 de Maio de 2011 às 01:55
Zélia Pinheiro, eu veria com olhos menos reticentes o Comissário que superintende nestas coisas (creio que é o Sr. Olli Rehn, ou lá como se chama) a apresentar o Programa. Porque esse ao menos tem alguma legitimidade democrática, ainda que indirecta. Funcionários, mesmo que competentes e simpáticos, são apenas funcionários. E os gestos simbólicos contam: Um proconsul vá; centuriões não.


De Zélia Pinheiro a 7 de Maio de 2011 às 18:08
O comissário poderia dar maior "dignidade" à comunicação, mas não penso que lhe trouxesse nenhuma legitimidade democrática, porque a Comissão Europeia também não a tem.
Percebo o ponto do JPP, mas esta intervenção externa choca tão frontalmente com a nossa soberania que acho que mais vale passar por cima destes aspectos formais e focarmo-nos na substância. Devíamos sim melhorar a nossa democracia a nível interno, que isso estava nas nossas mãos. O PS e o PSD deviam ter estado presentes em vez de cada um para seu lado ir a correr usar o acordo na respectiva campanha eleitoral,  oferecendo-nos esse "momento obsceno da vida politica" de que fala hoje o Antonio Barreto. Diga-se que nisso esteve muitissimo pior o PS do que o PSD, em abono da verdade.


De Quim onas a 7 de Maio de 2011 às 20:10


Ó Zélia Pinheiro e Meireles Graça isso são pormenores , vocês agora estão a pôr-se em bicos de pé para que. Até parece que a culpa agora é da Troika. Convinha não fazer muitas ondas porque ainda não veio o chumbo.Voces devem estar habituados a serem recebidos pelo presidente do banco quando pedem um empréstimo /P> Deixem-se disso



De Zélia Pinheiro a 7 de Maio de 2011 às 20:56
Quim, por acaso era mais ou menos isso o que eu queria dizer. Também acho que isto são questões formais.


De José a 7 de Maio de 2011 às 09:52
Qual é o quarto ódio?
Cá para mim o tal de P.Pereira quando está só diz mal dele ao espelho.
Será que ele tem a importância que julga....! Duvido.

 


Comentar post

Autores
Contacto
ruadireitablog [at] gmail.com
Subscrever Feeds
Redes Sociais
Siga o  Rua Direita no Twitter Twitter

Temas

'tiques socráticos'(6)

acordo(10)

administração pública(8)

ajuda externa(21)

alternativa(7)

bancarrota(13)

be(7)

bloco(11)

bloco central(5)

campanha(50)

cds(102)

cds-pp(12)

cds; psd(6)

comunicação(7)

constituição(6)

day after(8)

debate(12)

debates(52)

defice(8)

democracia(10)

desemprego(10)

desgoverno(11)

despesa pública(9)

dívida pública(11)

economia(20)

educação(19)

eleições(26)

esquerda(6)

estado social(23)

fiscalidade(14)

fmi(46)

futuro de portugal(17)

governar portugal(6)

governo(9)

humor(9)

josé sócrates(36)

legislativas 2011(6)

ler os outros(21)

maioria absoluta(26)

manifesto(32)

memorandum(38)

novas oportunidades(14)

passos coelho(13)

paulo portas(10)

política(15)

portugal(26)

programa de governo(7)

ps(108)

psd(73)

sair da crise(22)

saúde(6)

socialismo(19)

sócrates(63)

socrates(11)

sondagens(12)

troika(31)

tsu(7)

valores(6)

voto(9)

voto útil(32)

todas as tags

Últimos Links
Twingly Blog Search link:http://ruadireita.blogs.sapo.pt/ sort:publishedÚltimos Links para o Rua Direita
Pesquisar Neste Blog
 
Arquivos

Novembro 2011

Junho 2011

Maio 2011

blogs SAPO