Rua Direita
Segunda-feira, 30 de Maio de 2011
Publicado Por Francisco de Almeida em 30/5/11
Link do Post | Comentar
3 comentários:
De Regina a 30 de Maio de 2011 às 14:39

O que mais me espanta, é que o 1º ministro tem sido "apanhado" a mentir, a máquina do PS a forjar comícios; nunca se viu tamanha des-governação do dinheiro dos contribuintes, e vemos o povo de bandeira em haste a gritar "PS" "PS"!! Será que os portugueses ensandeceram?


De Francisco de Almeida a 30 de Maio de 2011 às 15:43
Há quem diga que esse povo não é Português ;)

Acho que ainda há muitas pessoas mal informadas, outras que têm medo de defender as suas posiçõs, e ainda (infelizmente) um grupo grande que reage mais ao ruído que ao conteúdo. E verdade seja dita, sem grandes elementos o PS tem uma enorme capacidade de criar ruído.


De Henrique Nunes a 30 de Maio de 2011 às 17:10
O Francisco comenta que há quem diga que "esse povo não é Português". Pois eu digo que é. Não só esse, mas o outro também.


Aquele a que a Regina se refere, é, como dizer, o bait. Malta que faz muito barulho, parece muito empenhada, quase delirante. Normalmente aparentam ser gente não muito esclarecida e/ou pouco ocupada (para usar dois eufemismos). A estes juntam-se os "contratados" e outros recrutas de origem mais ou menos duvidosa (como os paquistaneses, etc).


Como é lógico, por si só, não conquistam votos nenhuns. É aí que entra o grosso dos votos do PS: os papalvos. São os papalvos que se deixa(ra)m convencer com a retórica vazia de Sócrates. Como lhes cabia bem no ouvido, não se preocuparam em saber se continha algo de substância. Não tinha. Nunca teve.


O porquê de haver tantos papalvos, alguns até bastante sofisticados? Bom, a maior parte das pessoas não tem isto presente mas, numa vigarice há sempre dois vigaristas: o que vigariza e o que é vigarizado. O que vigariza tira proveito da papalvice do vigarizado. E o que é vigarizado é-o porque pensa que vai tirar proveito do free lunch que o outro lhe apresenta. Se fosse honesto, rejeitava o free lunch porque sabe que isso não existe e requer trabalho - não era papalvo.
Repare como isto se aplica ao clássico golpe da cautela. Se a "vítima" fosse honesta, saberia que não tinha direito ao prémio da cautela, já que não jogou, e nunca cairia na vigarice.


Penso que isto é o que se passa. Os portugueses, por mais que custe dizê-lo, acabam por ser uns vigaristas. Acham que é possível ter tudo sem fazer nada, e daí caírem recorrentemente nas vigarices de "artistas" como José Sócrates e António Guterres, que prometiam tudo e acabaram por tudo tirar. 


"Mas, não aprendem??", perguntar-se-ia. Pois, só que normalmente aprende mais rápido quem sofre com os próprios erros. Neste caso, sofrer com os próprios erros, é ter menos na carteira ao final do mês. Ora, se tivermos em conta que muita gente (arriscar-me-ia a dizer que a maioria) que vota não contribui, necessariamente sofre menos com as vigarices em que cai, do que os outros que contribuem. Mais uma vez incorrem em erro, pois se sofrem menos em comparação, não deixam de continuar a viver cada vez pior, após cada sucessiva vigarice. Mas como são vigaristas, preferem o aparente benefício imediato, ao bem-estar a longo prazo. 


Ora, quem se apresenta sempre pronto a prometer o benefício imediato? Deixo a resposta à perspicácia do leitor.


Comentar post

Autores
Contacto
ruadireitablog [at] gmail.com
Subscrever Feeds
Redes Sociais
Siga o  Rua Direita no Twitter Twitter

Temas

'tiques socráticos'(6)

acordo(10)

administração pública(8)

ajuda externa(21)

alternativa(7)

bancarrota(13)

be(7)

bloco(11)

bloco central(5)

campanha(50)

cds(102)

cds-pp(12)

cds; psd(6)

comunicação(7)

constituição(6)

day after(8)

debate(12)

debates(52)

defice(8)

democracia(10)

desemprego(10)

desgoverno(11)

despesa pública(9)

dívida pública(11)

economia(20)

educação(19)

eleições(26)

esquerda(6)

estado social(23)

fiscalidade(14)

fmi(46)

futuro de portugal(17)

governar portugal(6)

governo(9)

humor(9)

josé sócrates(36)

legislativas 2011(6)

ler os outros(21)

maioria absoluta(26)

manifesto(32)

memorandum(38)

novas oportunidades(14)

passos coelho(13)

paulo portas(10)

política(15)

portugal(26)

programa de governo(7)

ps(108)

psd(73)

sair da crise(22)

saúde(6)

socialismo(19)

sócrates(63)

socrates(11)

sondagens(12)

troika(31)

tsu(7)

valores(6)

voto(9)

voto útil(32)

todas as tags

Últimos Links
Twingly Blog Search link:http://ruadireita.blogs.sapo.pt/ sort:publishedÚltimos Links para o Rua Direita
Pesquisar Neste Blog
 
Arquivos

Novembro 2011

Junho 2011

Maio 2011

blogs SAPO