Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Rua Direita

Rua Direita

04
Mai11

A propósito das sondagens...

Francisco de Almeida

Detesto sondagens! Na minha opinião, são barómetros que pouco traduzem a realidade dos resultados e por isso totalmente inúteis.

 

Mas enfim, como confio tanto (ou tão pouco) nas sondagens, encontrei uma no facebook que para mim será quase tão válida como qualquer outra. Eis os resultados:

  • PSD: 31%
  • PS: 17%
  • CDS: 21.5%

Antecipando já as críticas: (i) Sim, a amostra pode estar totalmente enviesada (afinal é partilhada de amigo para amigo); (ii) Sim, apenas uma parte da população adulta usa o facebook; (iii) Sim, existem vários critérios regionais e etários que não estão minimamente contemplados; (iv) Sim, gente com menos de 18 anos pode ter preenchido o questionário; (v) Muitos não vão dizer aos seus amigos todos em quem vão votar; etc, etc, etc.

 

No entanto, já responderam 2.543 pessoas, enquanto que as sondagens que conhecemos andam à volta dos 1.000 inquiridos (obedecendo a padrões de maior representatividade, é certo). Quem lançou o desafio não é meu amigo, nunca o vi na vida, não temos amigos em comum, é bastante mais novo que eu, vive a 350 km e aparenta ter gostos distintos dos meus. Torna a amostra representativa? Não! Mas ajuda...

 

Será esta a indicação de uma tendência?

1 comentário

Comentar post

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Contacto

ruadireitablog [at] gmail.com

Arquivo

  1. 2011
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D