Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Rua Direita

Rua Direita

05
Mai11

Sócrates ri de quê?

Bernardo Lobo Xavier

Que alguma parte do país tenha recebido o “Acordo” com um certo alívio ainda se compreende, quanto mais não seja porque ficámos a conhecer os remédios e deixámos de viver na incerteza.

 

O que não se percebe é o contentamento do Governo, do Partido Socialista e, em particular, do Primeiro Ministro. Ou ele não está a ver bem ou está a gozar connosco.

 

É que o “Acordo” não contém somente um conjunto de medidas de austeridade com vista ao aumento de receita e à diminuição da despesa, que teremos de cumprir com maior ou menor dificuldade.

 

O documento traduz um verdadeiro programa de governo para os próximos anos, muito difícil de executar e revela bem a opinião da UE e do FMI sobre o fracasso da governação socialista.

 

Só um PS que apenas está preocupado com a próxima campanha eleitoral é que pode ficar satisfeito com este “Acordo”, que colide com muito daquilo que Sócrates andou a defender nos últimos anos e envolve uma enorme perda de soberania e de capacidade de decisão.

 

Dele constam medidas, algumas delas sem dúvida importantes, nas áreas da justiça, saúde, segurança social, tributação, organização administrativa, legislação laboral, bem como orientações decisivas acerca da dimensão e papel do Estado na economia, designadamente através das empresas por si participadas, que o PS sempre se recusou a considerar.

 

Não parece, portanto, que a Troika tenha tido muito em conta as posições do actual governo.

 

Por outro lado, se o “Acordo” é bom, então a estratégia de adiamento do auxílio à custa da subida das taxas de juro seguida por Sócrates e Teixeira dos Santos no último ano foi totalmente errada e suicida.

 

Só posso concluir que Sócrates está a gozar. 

Comentar:

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Contacto

ruadireitablog [at] gmail.com

Arquivo

  1. 2011
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D