Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Rua Direita

Rua Direita

10
Mai11

Também sei o que eles querem. Não quer dizer que esteja errado

João Maria Condeixa

A AR tem - e não apenas nas últimas filas - uma quantidade de deputados que não representam ninguém. Entram mudos e saem calados, não se lhes conhece qualquer projecto, nem sequer ideia política, e estou certo que se o eleitorado pudesse filtrar a sua eleição, o faria. Eles são aquele peixe que vem junto com a sardinha no puxar das redes e que praticamente não tem utilidade, nem valor comercial.

 

Serve isto para dizer que vejo com bons olhos a redução do número de deputados, não só numa perspectiva economicista, como também de promoção de uma representatividade melhorada. Vejamos porquê:

 

a) fim de uma dupla ilusão: a nossa, de que aqueles senhores nos estão a representar ou a lutar por determinado círculo eleitoral e a deles, de que são deputados da nação e por isso, são ali necessários ao país.

 

b) every penny counts: Um deputado acarreta custos directos (vencimentos e regalias) e indirectos (assessorias, gabinetes, despesas de manutenção, etc.) que, ainda que não representem uma despesa exurbitante, personificam a lógica micro-despesista que temos de contornar. Se não serve, é de se manter apenas porque gasta "pouco"?

 

c) custo de oportunidade: um deputado de braços cruzados, é mão-de-obra que faz falta cá fora, qualquer que seja a sua área de intervenção.

 

d) proporcionalidade: a representatividade tem de ser acautelada, pelo que será necessário proceder a reformas que visem manter a proporção mais justa a cada um dos círculos eleitorais, não permitindo que uma diminuição no número de deputados signifique uma diminuição da voz de regiões mais abandonadas e carentes, sob o risco de matarmos o resto do país. Esta pode até ser uma oportunidade para melhorar este aspecto.

 

e) lógica partidária: os partidos valem pelo seu trabalho e pela proporção do seu grupo no total da assembleia. Uma diminuição do número de deputados pode muito bem aumentar a qualidade e competitividade dos partidos, já que em teoria diminuímos a oferta para um mesmo nível de procura, podendo assim aumentar "o preço" do lugar. E só com os melhores lá chegarão.

 

Francisco, ainda que também perceba aquilo que o PSD quer com esta proposta e que reconheça as consequências negativas que isto tem para o CDS, parece-me que esta opção será aquela que melhor serve o país, quer por estas razões, quer por outras que faço tenções de acrescentar.

1 comentário

Comentar:

Comentar via SAPO Blogs

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Contacto

ruadireitablog [at] gmail.com

Arquivo

  1. 2011
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D