Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Rua Direita

Rua Direita

12
Mai11

A não questão da TSU

CM

"1.3.On the basis of a proposal developed by the time of the first review, the 2012 Budget will include a budget neutral recalibration of the tax system with a view to lower labour costs and boost competitiveness [October 2011]."  MoU

 

A questão nao é se deverá efectuar-se cortes na TSU ou se é possível aumentar IVA para compensar, a questão é apenas quanto da taxa IVA (e quais) se aumenta para compensar o corte da TSU. Ou alguém acha que é realmente possível mexer em qualquer outro imposto obtendo o efeito desejado !?

 

Na prática, cortar TSU é a única forma de reduzir custos de trabalho sem mexer em salários nominais (até porque no privado seria bem complexo legalmente).

 

A não ser que haja por aí mais alguma ideia brilhante para reduzir custos do trabalho... o MoU não deixa grandes dúvidas...

 

 

2 comentários

  • Imagem de perfil

    CM 13.05.2011

    Também partilho do seu "libertarismo". A soluçao deveria ser caminhar para idealmente uma flat tax no IRS... mas nao me parece que seja possível neste momento aplicar tal medida, dada a falta de liquidez para fazer face ao gordo Estado Social e as dívidas assumidas...e impostos sobre o consumo nao conseguem para ja compensar o efeito.


    adicionalmente, com a harmonizaçao do IRS numa taxa única, seria importante liberalizar a legislaçao labora, nao so no despedimento e contrataçao, mas tambem na formaçao de salários, para também evitar que nao haja ganhos nos custos unitarios do trabalho por conta da alteraçao do imposto sobre rendimento.


    cumps
  • Comentar:

    Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

    Este blog tem comentários moderados.

    Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.

    Subscrever por e-mail

    A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

    Contacto

    ruadireitablog [at] gmail.com

    Arquivo

    1. 2011
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D