Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Rua Direita

Rua Direita

17
Mai11

Não Há Opções Políticas Grátis

Tomás Belchior

Vou começar a minha defesa do manifesto eleitoral do CDS com uma adaptação livre do Michael Oakeshott:

 

"A estratosfera liberal/conservadora/democrata-cristã pode ser melhor do que a estratosfera socrática mas faz parte da mesma camada da atmosfera".

 

Tenho alguma dificuldade em digerir a argumentação de pessoas que, por um lado, acham que os partidos devem agregar e representar genericamente as preferências individuais dos seus eleitores e, por outro, acham que o resultado dessa agregação é uma traição porque descobrem que as preferências representadas nos partidos não são coincidentes entre elas. Tenho sobretudo alguma dificuldade em aceitar que esta contradição possa servir de base a uma recusa de participação no processo político.

 

Por exemplo, por muito que me custe, tenho que aceitar que qualquer partido que defenda (como eu defendo) o fim do Estado como prestador de serviços de saúde dará rapidamente por si a jogar no campeonato do POUS. Isto significa que se quero realmente que o papel do Estado na saúde se altere não vou poder contar com uma epifania colectiva dos portugueses, nem dos partidos que os representam. Vou ter de os convencer. Vou ter de o fazer gradualmente. Vou ter de andar a engolir sapos até conseguir fazê-lo. E vou ter de chegar ao fim do caminho sem eu próprio ter mudado de opinião.

 

É esse o preço a pagar pelo combate político democrático: nunca conseguiremos obter soluções "perfeitas" pela simples razão de que as pessoas que estão do outro lado da barricada também votam e, às vezes, até votam no mesmo partido que nós.

 

E isso, ao contrário do que muitos pensam, é uma virtude, não um defeito.

1 comentário

Comentar:

Comentar via SAPO Blogs

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Contacto

ruadireitablog [at] gmail.com

Arquivo

  1. 2011
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D