Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Rua Direita

Rua Direita

20
Mai11

Mas porque é que tu não és de esquerda?

Francisco Meireles

Perguntava-me um amigo, por quem tenho a máxima consideração (e é de esquerda), acrescentando que eu "era um gajo porreiro que devia ser de esquerda".

 

A minha resposta foi simples, apesar de poder ser complexa filosófica, histórica e politicamente: não sou de esquerda porque não acredito que seja possível encontrar um qualquer grupo de iluminados que tome todas as decisões por nós. Para a esquerda, regra geral, esse grupo de iluminados é o "Estado".

 

Como a esquerda também são pessoas, quando ocupam o "Estado" acabam por fazer o que a nossa classe política tem andado a fazer nos últimos 30 anos: primeiro governam-se, depois governam. Por isso é que Portugal está onde está, a pedir como está.

 

Vem isto a propósito da defesa do "estado social" que tanto Sócrates como Louçã insistem em fazer, procurando com isso descredibilizar quem não é de esquerda (Jerónimo faz o mesmo discurso, mas por razões de Fé: ele acredita que os trabalhadores é que deviam mandar no Mundo. Eu não, mas também não discuto a Fé de ninguém; respeito-a).

 

A mim preocupa-me o CDS e a democracia cristã. Não tenho dúvidas que qualquer um dos dois tem feito mais pelos mais necessitados e tem melhores ideias e soluções para defender o estado social de direito, do que qualquer um dos partidos da nossa esquerda.

 

POR CONSEGUINTE, A ESCOLHA QUE AS PESSOAS TEM DE FAZER É ENTRE UMA ESQUERDA QUE SE DEFENDE COM A DESCULPA DO ESTADO SOCIAL OU A DEMOCRACIA CRISTÃ QUE DEFENDE O ESTADO SOCIAL COM MORALIDADE, RESPEITO PELA PESSOA HUMANA E ÉTICA.

 

Também por isso é que vou votar CDS. Também por isso é que Portugal deve votar CDS. Também por isso é que os partidos do Centrão não "merecem" o voto dos portugueses. Também por isso é que Louçã não merece o voto dos portugueses, mesmo de esquerda: ele não tem soluções, tem chavões.

Comentar:

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Contacto

ruadireitablog [at] gmail.com

Arquivo

  1. 2011
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D