Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Rua Direita

Rua Direita

27
Mai11

Um Erro no Combate ao Desemprego (1)

Tomás Belchior

 

Não sei se a maior parte das pessoas está consciente disto mas, se um desempregado passar a fazer parte dos orgãos sociais de uma qualquer organização, perde o direito ao subsídio de desemprego.

 

Esta regra supostamente existe para evitar que os malandros dos portugueses andem a abrir e fechar empresas ou associações sem fins lucrativos só para depois poderem aceder ao subsídio de desemprego. É um raciocínio brilhante que faz lembrar aquele episódio de há uns anos em que, na sequência de uns assaltos a caixas multibanco no interior de tribunais, o Ministério da Justiça achou por bem retirar os multibancos em vez de garantir a segurança dos tribunais.

 

Face a esta situação, poderíamos pensar que os desempregados ficaram sem alternativas se quiserem criar o seu próprio negócio sem abdicarem de um rendimento que, para bem ou para mal, é o que lhes paga as contas no final do mês num período de dificuldade. Felizmente, os burocratas que se lembraram desta medida, também se lembraram de uma forma infalível de combater as hipotéticas fraudes e, simultaneamente, "promover o empreendedorismo": passaram a ser eles a certificar a validade das empresas que os desempregados pretendem criar.

 

(Continua)

Comentar:

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Contacto

ruadireitablog [at] gmail.com

Arquivo

  1. 2011
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D